O apresentador Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, 73 anos, pode esperar de dois a três meses por um coração. Diagnosticado com insuficiência cardíaca, ele já foi incluído na fila de transplante cardíaco do Sistema Único de Saúde (SUS) e agora aguarda por um doador compatível.
Dois a três meses é a média estimada para casos mais graves de insuficiência cardíaca pelo HCor, hospital em São Paulo, referência no tratamento de doenças do coração. Quando o risco é menor, o tempo de espera pode chegar a 18 meses. Segundo a unidade de saúde, atualmente cerca de 40 mil pessoas aguardam pelo órgão no Brasil.
O apresentador está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo desde o último dia 5 de agosto. De lá para cá, ele vinha tratando o quadro de saúde nas mãos dos melhores profissionais, segundo ele mesmo. Neste último fim de semana, porém, ele apresentou piora no quadro e foi encaminhado à fila do SUS para realizar a cirurgia.
De acordo com informações da CNN Brasil, o último boletim médico do apresentador é de domingo (20/8). Nele, a equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, detalha um quadro de prioridade para o procedimento. Faustão está sob cuidados intensivos, fazendo uso de medicamentos para auxílio na força de bombeamento do coração.
Ele também está sendo submetido a diálise, processo artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo, necessário quando os rins não estão funcionando adequadamente.
“Em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração”, dizia o boletim médico em nome de Faustão.