Anvisa passa a exigir receita para compra da ivermectina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu a ivermectina na lista de medicamentos em que é obrigatório a retenção da receita médica. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (23), no Diário Oficial da União.

A agência reguladora afirma que a intenção é coibir a compra indiscriminada do antiparasitário. O medicamento tem sido muito procurado para tratamento da Covid-19, mas cientistas alertam que ele não tem eficácia comprovada contra o coronavírus Sars-CoV-2.

“O objetivo da norma é coibir a compra indiscriminada de medicamentos que têm sido amplamente divulgados como potencialmente benéficos no combate à infecção humana pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), embora ainda não existam estudos conclusivos sobre o uso desses fármacos para o tratamento da Covid-19″, diz a Anvisa por meio de nota.

A agência, responsável pela liberação e regulamentação de remédios, afirma que “não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da covid-19 no Brasil”. Qualquer uso fora das indicações previstas na bula devem ser feitos sob escolha e responsabilidade do médico que prescrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *