Monitorar e mapear a evolução do aumenta da habitação, este é o objetivo do aplicativo desenvolvido pela equipe
Estudantes do Instituto de Informática (INF) venceram a etapa regional do NASA Space Apps, que aconteceu em Goiânia/Go entre os dias 18 e 20 de outubro.
O evento global ocorre ao mesmo tempo em várias cidades do mundo. No Brasil mais de 20 cidades receberam artistas, designers, programadores, médicos, engenheiros, professores e profissionais de todas as áreas para se juntarem e produzirem as soluções que vão mudar o mundo.
Os trabalhos foram feitos em grupos de cinco a sete pessoas em um prazo de 40 horas. Na capital goiana, a equipe “Uai, Asan”, que tem como integrantes os estudantes Jordane Gabriella e Werberth Lins, ambos do curso de Engenharia de Software do INF, foi a primeira colocada na etapa de Goiânia. Eles desenvolveram um aplicativo que usa dados e imagens fornecidos pelos satélites da NASA para mapear as áreas de baixa renda e monitorar a evolução do aumento da habitação nessas áreas.
A solução, juntamente com o aplicativo, é substituir os tijolos usados no canteiro de obras por uma membrana feita de tecido e resina plástica, que cubra uma estrutura e torne a construção de uma casa mais barata e mais viável.
Os projetos vencedores de cada regional foram enviados para avaliação do comitê mundial do evento, concorrendo no NASA International Space Apps Challenge. Os melhores projetos serão convidados a apresentar suas ideias na incubadora da NASA e as equipes visitarão os laboratórios da agência nos Estados Unidos.
O professor Leonardo Alves, do Instituto de Informática, ressalta a relevância do evento para o instituto: “considero muito importante e gratificante para o INF termos uma conquista em primeiro lugar regional em um evento de empreendedorismo tão aberto como o NASA Space Apps Challenge”.
A equipe é composta também pela designer de moda Brenda Ribeiro, pelo estudante do curso de Arquitetura da UFG Graziele Gabriel, pela especialista em gestão industrial Suellen Oliveira e pelos alunos de ensino médio Victor Vilardell e Matheus Felix.
Resultados
Os projetos selecionados para a fase internacional devem ser divulgados até janeiro de 2020.
Informações: Assessoria de Comunicação do INF/UFG